O caso da capivara Filó teve um desfecho feliz, tanto para o animal quanto para o seu criador, o influencer Agenor Tupinambá. Após a multa aplicada pelo IBAMA, o deputado Felipe Becari (UB-SP) informou em suas redes sociais que a capivara não será mais levada pelo instituto.
“Vitória! da razoabilidade, da coerência, do que é correto! A Filó VIVE em seu habitat natural e, por isso, não será mais removida e entregue às autoridades! Isso nos deixa extremamente felizes diante do esforço que tivemos” disse o deputado nas suas redes sociais, que ressaltou que animais silvestres não são pets, o que não se encaixa no caso da capivara Filó, que por viver em uma fazenda, já está em seu habitat natural.
O influenciador e fazendeiro residente no município de Autazes a Agenor Tupinambá, foi multado em mais de R$ 17 mil pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) após ser alvo de uma denúncia por fazer conteúdos junto com a capivara chamada Filó, a qual ele resgatou e cuida em sua fazenda. O influencer contou o caso em suas redes sociais.
Por meio de nota, na quarta-feira (19), o Ibama informou que o influenciador, além de pagar o valor da multa, teria que devolver o animal. O órgão tomou conhecimento sobre o caso a partir “da morte de um bicho-preguiça que o rapaz [Agenor], criava em sua propriedade. No local os agentes encontraram um papagaio e uma capivara. Agenor não tinha autorização legal para manter os animais em sua posse”.
Fonte: D24am