A cidade de Manaus, por meio da Defesa Civil Municipal, registrou um total de 12 chamadas de ocorrências devido à forte chuva até as 11h20 desta segunda-feira (16). Entre essas ocorrências, foram reportadas três solicitações de vistoria, duas situações de deslizamento, duas de risco de deslizamento, duas de rachaduras, um caso de tombamento, um incidente de risco de desabamento e uma ocorrência de alagamento. As equipes da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil Municipal (Sepdec), ligada à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg), estão nas ruas atendendo às ocorrências registradas.
Segundo informações da Gerência de Encaminhamento e Acompanhamento (GEA) da Sepdec, a média de chuva na manhã de hoje foi de 31,2 milímetros, tornando este o segundo dia mais chuvoso do mês, ficando atrás apenas do registro de 34,2 milímetros de chuva do último sábado (14). A distribuição da pluviometria por zona na capital foi de 37 milímetros no centro-sul, 36 milímetros no oeste, 33 milímetros no norte e sul, 28 milímetros no leste e 19 milímetros no centro-oeste.
A Defesa Civil Municipal emitiu recomendações para a população, como acompanhar a previsão do tempo e suas atualizações, manter-se informado por meio dos meios de comunicação e canais oficiais da prefeitura e, se necessário, utilizar os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil) para obter assistência em casos de emergência relacionados às chuvas e inundações.