34.3 C
Manaus
quinta-feira, fevereiro 29, 2024
Publicidade
InicioAmazonasConfira a programação do Festival Folclórico de Parintins 2023

Compartilhar

Confira a programação do Festival Folclórico de Parintins 2023

O Governo do Amazonas apresentou a programação para o 56º Festival Folclórico de Parintins, que acontecerá nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. Este ano, o evento será pautado pelos pilares da Cultura, Turismo e Sustentabilidade.
Começamos nossas atividades no dia 26 com a Estação da Cultura, na Praça da Catedral, com atividades culturais e apresentações durante todo o dia. E, a partir do dia 28, ocorre a visitação ao bumbódromo para as pessoas conhecerem as curiosidades que envolvem o espaço. A Galeria da Cidade é também um dos pontos para as pessoas conhecerem as obras dos artistas de Parintins; e temos o Trio Panavueiro em que levamos o festival de Parintins para as ruas”, disse o secretário de Cultura, Marco Apolo Muniz.


Festa dos visitantes

A programação para a Festa dos Visitantes que este ano, pela primeira vez, acontece no Bumbódromo, no dia 29 de junho.
Em um palco 360º, as atrações locais e nacionais vão se revezar em sete horas de música. Estão confirmados, David Assayag, Uendel Pinheiro, George Japa, Mikael, Jr Paulain, Rafa Militão e o DJ Jorge Neto. No line-up nacional, Ludmilla, conhecida como “Rainha da Favela”, e Simone Mendes, que defende um repertório que vai do sertanejo ao forró.
Outras ações
Entre as atrações da cultura está o projeto ‘Parintins Galeria Cidade Aberta’ que consiste na revitalização de 10 muros de entidades públicas e privadas da cidade. Este ano, a segunda edição, vai contar com 11 espaços no roteiro. A curadoria da galeria a “céu aberto” é do historiador e antropólogo Diego Omar.
Outra ação é a visitação pública ao Centro Cultural de Parintins, Bumbódromo. O espaço funcionará com esse propósito, do dia 28 de junho a 2 de julho, das 9h às 12h. O agendamento será pelo portal: cultura.am.gov; sendo 16 grupos por dia, cada um com 10 pessoas. A visitação terá duração de 40 minutos.
O ‘Estação da Cultura’, que concentra manifestações artísticas, nesta edição, será montada na Praça da Catedral Nossa Senhora do Carmo, no Centro de Parintins, no período de 26 de junho a 2 de julho, das 9h às 17h.
O ‘Roteiro das Artes’ traz uma catalogação com todas as informações técnicas e ilustrações dos projetos artísticos e de economia criativa realizados no município. Nesta edição, serão elencados novos projetos da temporada bovina e a comemoração dos 35 anos do bumbódromo.


Sustentabilidade

As atividades relacionadas à sustentabilidade vão ser realizadas por meio do “Recicla, Galera”, voltado a destinar a maior quantidade possível de resíduos para a reciclagem. A meta é destinar corretamente 5 toneladas de resíduos. Para tanto, o “Recicla” atuará em três frentes distintas: gestão de resíduos, fortalecimento da Associação de Catadores de Parintins (Ascalpin), além de educação ambiental e voluntariado.

Turistódromo


O Turistódromo terá sua terceira edição, desta vez, com espaço ampliado de 600 metros quadrados com instagramáveis e pintura corporal indígena gratuitos, localizado na praça da Igreja Nossa Senhora do Carmo.
O funcionamento será do dia 27 de junho até o dia 02 de julho, sendo na terça (27), quarta (28) e domingo (02/07) das 9h às 16h, e na quinta (29/06), sexta (30/06) e sábado (1º/07), das 9h às 17h. No espaço, será entregue um brinde para quem colecionar três carimbos de atrativos turísticos no passaporte personalizado.

Fonte: Assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...