26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioAmazonasDiretoria da AAMP toma posse durante evento solene

Compartilhar

Diretoria da AAMP toma posse durante evento solene

Durante uma solenidade festiva, realizada na sede do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a Diretoria do biênio 2023/2025 da Associação Amazonense do Ministério Público tomou posse na tarde desta quinta-feira (27).

O Promotor de Justiça Alessandro Samartin de Gouveia foi reconduzido ao cargo de Presidente da AAMP. A cerimônia, que começou às 16h, foi acompanhada por autoridades, pela imprensa e por membros do Ministério Público. Estiveram presentes ainda os demais integrantes da chapa “Integração e Desenvolvimento”, que também foram aclamados nos cargos que compõem a Diretoria, o Conselho Fiscal e o Conselho Consultivo da Associação.

Entre os presentes na solenidade estavam o Procurador-Geral de Justiça do Amazonas e Presidente do Egrégio Colégio de Procuradores de Justiça do Ministério Público do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior; o Controlador-Geral do Estado, Jeibson dos Santos Justiniano, representando o Governador do Amazonas, Wilson Lima; a Subprocuradora-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos (SubAdm), Lílian Maria Pires Stone, o Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público – Conamp, Tarcísio José Sousa Bonfim; o Coordenador-Geral da Corregedoria Nacional do Ministério Público, Sílvio Roberto de Amorim Júnior; a Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Amazonas – MPC-AM, Fernanda Cantanhede Veiga Mendonça; o Presidente da OAB-AM, Jean Cleuter Simões Mendonça; o representante da OAB-AM no Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Marco Aurélio Choy; a vereadora e vice-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Yomara Lins; Danilo Germano Ribeiro Penha representando a Defensoria Pública do Amazonas; e o Presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Manaus, Ralph Assayag.

Citando o poeta Augusto dos Anjos, que em 1912 publicou um dos seus textos mais realistas e inquietantes da Língua Portuguesa, o Promotor de Justiça Alessandro Samartin falou sobre o sentimento de gratidão.

“Eu não poderia iniciar o discurso sem falar sobre ela: a gratidão. Na poesia ‘Versos Íntimos’, o poeta nos faz refletir sobre a vida e as relações humanas. Em que pese que a humanidade realmente seja dotada dessa  infeliz capacidade de ser ingrata e viver insatisfeita, eu não poderia deixar de trazer esta mensagem. A importância disso é que todo trabalho feito até aqui não foi por glória, nunca foi por reconhecimento, mas sim por amor! Isso porque quem ama o que faz nunca desiste do que ama. Ele vai além: encontra amor no que faz. Sou grato pelas experiências, sou grato pelas oportunidades e sou grato sobretudo a Deus”, destacou.

Alessandro Samartin relembrou as conquistas e lutas da AAMP nos últimos dois anos, agradeceu o desempenho dos integrantes da Diretoria 2021/2023 e parabenizou o trabalho feito pelos colaboradores da Associação, que se dedicaram dia após dia para que sonhos, como a realização do XIX Torneio Nacional de Futebol Society do Ministério Público e a Corrida em alusão aos 130 do MPAM, fossem reais.

Divulgação

“Muita coisa foi feita nesses últimos dois anos, mas nada disso teria sido possível sem os guerreiros e guerreiras que aceitaram o desafio de encarar essa jornada do meu lado. E a eles eu sou eternamente grato. Vamos continuar o trabalho em favor das pautas dos nossos associados e associadas, em defesa do Regime Democrático e da ordem jurídica, mas sobretudo na defesa dos direitos sociais. Juntos, todos unidos, em busca dos mesmos objetivos continuar a fazer da nossa Associação uma entidade grandiosa e capaz de transformar a vida das pessoas. Temos um importante caminho a percorrer. Precisamos avançar na inovação e na tecnologia, ampliar os nossos serviços de assistência e suporte à saúde dos nossos associados, buscar melhores condições de trabalho aos membros do Ministério Público no Estado do Amazonas e seguir investindo em sustentabilidade e atuação acadêmica”.

Aclamada como Vice-Presidente da AAMP, a Promotora de Justiça Carla Santos Guedes Gonzaga também discursou durante a cerimônia de posse. Ela destacou a luta em um novo cenário nacional, que busca desestruturar as carreiras dentro do Ministério Público brasileiro.

“É com imenso prazer que, depois de 18 anos como membro do Ministério Público, pela primeira vez, e a convite do doutor Alessandro Samartin, a quem agradeço a oportunidade, passei a compor a Associação Amazonense do Ministério Público. Entidade esta que sempre cumpriu com afinco as suas finalidades estatutárias. Porém, bem mais do que isso, historicamente sempre foi aguerrida na luta pela defesa de seus membros, pela união da nossa classe e fortalecimento da nossa instituição. Nós precisamos reconhecer o contexto histórico que nós estamos vivendo hoje no Brasil para que cada um de nós, integrantes da função ministerial, perceba e encare a batalha árdua que se apresenta. Firme seu engajamento, dê a sua contribuição e apresente o seu melhor à sociedade. Essas atitudes ao meu ver são os instrumentos mais eficazes na luta diária que vem sendo travada na intenção de desestruturar a nossa imprescindível instituição”

O Procurador-Geral de Justiça do Amazonas, Alberto Rodrigues do Nascimento Júnior, relembrou a trajetória profissional de Alessandro Samartin de Gouveia na instituição e destacou o fortalecimento dos membros do Ministério Público do Amazonas.

“Deixo desde já a minha gratidão ao Alessandro Samartins por todo apoio a minha trajetória. Talvez alguns colegas não saibam da nossa relação de amizade e respeito, mas eu me recordo de uma ocasião onde ele participou do nosso primeiro plano geral de atuação para que eu concorresse ao cargo de Procurador-Geral, em 2013. Eu sempre lembrarei disso com muito carinho. A atuação dele é sempre motivo de muitos elogios e isso nos dá certeza que teremos uma boa gestão nos projetos para os próximos dois anos. Vossa Excelência nunca almejou o sucesso ou os louros. Almejou sempre a técnica, o estudo, o trabalho caprichado e a luta, principalmente, pela nossa classe. À nova Diretoria recai a nobre missão de prosseguir na defesa na ordem jurídica, defendendo aqueles que defendem a sociedade. Esse é o meio eficaz de garantir um Ministério Público forte e independente, do qual a sociedade amazonense só tem a beneficiar-se”.

Já o Vice-Presidente da Conamp, Tarcísio José Sousa Bonfim, após parabenizar o trabalho desempenhado pela Diretoria 2021/2023, falou sobre a atuação da categoria e as lutas no âmbito nacional

“Continuamos lutando por nossas pautas. São mais de 2.106 projetos de Lei sendo avaliados na Câmara dos Deputados e mais 400 projetos no Senado Federal. Projetos esses que interessam ao Ministério Público brasileiro e aos nossos direitos e prerrogativas, mas, sobretudo, interessam à sociedade brasileira. As temáticas envolvidas em todas essas matérias que tramitam na Casa do Povo dizem respeito aos instrumentos para o Ministério Público cumprir a sua missão institucional e defender a ordem jurídica e os interesses sociais e individuais indisponíveis de todos. Com essas palavras gostaria de reforçar a importância do movimento associativo e dizer que a nossa tarefa é construir uma sociedade mais justa e igualitária”.

Diretoria 2023/2025

No dia 09 de fevereiro de 2023 foi encerrado o prazo para o registro de chapas à eleição da Diretoria para o biênio 2023/2025. Sem chapa concorrente, a “Integração e Desenvolvimento” foi aclamada para atuar nos próximos dois anos à frente dos projetos em prol da classe e do Ministério Público. Os membros da nova Diretoria foram empossados estatutariamente, em Assembleia Geral Ordinária, no dia 24 de março deste ano, em solenidade na sede da AAMP.

Compõe a nova Diretoria:

ALESSANDRO SAMARTIN DE GOUVEIA – Presidente

CARLA SANTOS GUEDES GONZAGA – 1ª Vice-Presidente

OTÁVIO DE SOUZA GOMES – 2º Vice-Presidente

LAURO TAVARES DA SILVA – Diretor de Secretaria

ANTÔNIO ALVES SANTANA – 1º Diretor Financeiro

JORGE MICHEL AYRES MARTINS – 2º Diretor Financeiro

REINALDO ALBERTO NERY DE LIMA – Diretor de Patrimônio

KARLA CRISTINA DA SILVA SOUSA – Diretora da Mulher

FREDERICO MONTEIRO BARROSO – Diretor dos Aposentados

CONSELHO FISCAL

SALVADOR CONTE – 1º Titular

AURELY PEREIRA DE FREITAS – 2ª Titular

CAROLINA MONTEIRO CHAGAS MAIA – 3ª Titular

CHRISTIANNE CORRÊA BENTO DA SILVA – Suplente

CONSELHO CONSULTIVO

ANABEL VITÓRIA PEREIRA MENDONÇA DE SOUZA – 1ª Titular

MARIA JOSÉ SILVA DE AQUINO – 2ª Titular

SARAH CLARISSA CRUZ LEÃO – 3ª Titular

LUPERCINO DE SÁ NOGUEIRA FILHO – Suplente

Fonte: Assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...