Nesse domingo (13/11), a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou o transbordo de 400 toneladas de lixo retirados dos rios e igarapés da cidade nos últimos 30 dias.
O material recolhido das orlas foi transportado do porto Trairi, no bairro Santo Antônio, Zona Oeste da capital, até o Aterro Sanitário Municipal, localizado no quilômetro 19, AM–010.
No local, os resíduos sólidos são compactados e aterrados.
Grande parte desses materiais retirados das águas são garrafas PETs, carcaças de geladeiras, fogões, lavadoras e até pedaços de sofá e cama.
Todos os dias, a Semulsp realiza ações de limpeza nas orlas da Panair, marina do David e nos igarapés da cidade. Para esses serviços, a Semulsp disponibiliza um cronograma mensal de limpeza, onde atende todas as zonas da cidade.
Para evitar que materiais de grande porte como sofás, camas e geladeiras sejam descartados irregularmente nos igarapés ou em vias públicas, a gestão municipal segue com o serviço de coleta agendada de grandes objetos.
O programa recolhe materiais de grande porte, que serão descartados.
O cidadão pode separar os próprios resíduos recicláveis e levar até um dos 38 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) mantidos pela Prefeitura de Manaus, em parceria com associações e grupos de catadores.