O novo Batalhão das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que está com 65% da construção concluída, contará com uma “favela cenográfica” para treinamento dos agentes de segurança. A obra conta com investimento de R$ 8 milhões.
O novo espaço irá dispor de academia e pavilhão-escola, com dois pavimentos; casa de treinamento tático; área destinada para implantação de stand de tiros; quadra poliesportiva; palanque para solenidade e posto de observação.
O projeto prevê, ainda, uma subestação; Estação de Tratamento de Esgoto (ETE); reservatório elevado; cobertura das viaturas; e estacionamento com 187 vagas, além de um prédio de administração com dois pavimentos, contendo auditório para 80 pessoas.
“O diferencial dessa obra é a modernidade. Manaus não tem nenhum batalhão como esse aqui, com essa estrutura de treinamento. Inclusive, um dos prédios tem uma estrutura que a gente chama de favela, que é para simular esse treinamento da polícia entrando em locais de difícil acesso e, possivelmente, confronto. Então, esse prédio foi exatamente pensado para esse tipo de treinamento”, ressaltou o engenheiro da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Carlos Eduardo.