27.3 C
Manaus
quinta-feira, maio 30, 2024
Publicidade
InicioAmazonasFeira Gastronômica Estudantil terá competição de pratos autorais

Compartilhar

Feira Gastronômica Estudantil terá competição de pratos autorais

A edição 2023 da Feira Gastronômica Estudantil do Centro de Ensino Técnico (Centec) vai colocar alunos do curso técnico em gastronomia frente a frente com renomados chefes da região Norte. O evento acontece na sexta-feira (27), a partir das 9h, com programação até à noite. Além da disputa, aberta ao público, haverá venda de refeições e guloseimas, e uma aula-show, em live, sobre criação de drinks com temática amazônica.

O tema escolhido para este ano é ‘Regionalidade Amazônica no Fusion Food’. A expressão em inglês define a cozinha que mistura elementos de diferentes culturas culinárias e estará representada na competição de pratos exclusivos, preparados por alunos do Centec. O chefe José Souza, professor no curso de gastronomia da instituição, explica a escolha.

“Nossa ideia é justamente fazer essa mixologia. É apresentar uma receita, por exemplo, da Itália, mas com ingredientes amazônicos. Da mesma forma, pratos orientais, árabes, dos Estados Unidos, todos a partir da culinária da nossa região”, afirma o docente.

A competição vai contar com a participação de alunos dos turnos matutino e noturno do curso técnico em gastronomia do Centec. O local escolhido para a disputa é a Unidade 4 da escola (atrás da sede, na Av. Djalma Batista, 646, São Geraldo), que possui toda a estrutura necessária para a elaboração de pratos, desde utensílios de cozinha até eletrodomésticos.

“Abrimos um edital para inscrição dos nossos alunos e a principal orientação é que eles terão 50 minutos para criar um prato exclusivo e que conte uma história. São 17 alunos da manhã e 18 da noite. Em cada turno, serão escolhidos três pratos para competirem pelo primeiro lugar”, explica o chefe José.

Os nomes dos jurados só serão revelados no dia da competição, mas são todos profissionais com expertise em gastronomia na região Norte. O 1º lugar receberá a honraria de ‘Chefe Centec 2023’ e uma faca profissional de chefes de cozinha. Já o 2º colocado ganhará um kit churrasco e o 3º, um curso de capacitação no Centec.

Live com aula-show

No mesmo dia 27, durante a tarde, o Centec vai exibir uma live no perfil da escola no Instagram (@Centecam) com o mixologista Fúlvio Porto, especialista em drinks amazônicos. A ideia é explorar outra área do conhecimento dentro do mundo da gastronomia: a habilidade de preparar bebidas únicas. O especialista vai mostrar o passo a passo de duas opções, uma com e outra sem álcool.

“Ele é dono do Porto’s Bar, ensina mixologia e é especialista em trabalhar drinks a partir de ingredientes da nossa região, algo que conversa diretamente com a nossa proposta para a feira. Para se ter ideia, ele faz espuma para o topo dos drinks a partir do tucumã e até da tapioca”, comenta o professor.

Pratos e petiscos

Além da competição na escola, alunos do curso de gastronomia vão comercializar alimentos para os visitantes da feira. As refeições estarão disponíveis nos horários da manhã e noite. A ideia, segundo o chefe José, é colocar os estudantes em uma verdadeira aula prática, não só no ambiente da cozinha, mas também do atendimento a clientes.

“Vamos ter hambúrguer artesanal, carne na chapa e churrasco. Além disso, teremos petiscos, bolos e salgados. Preparamos também a disponibilização de produtos que podem ser utilizados na elaboração de pratos, como molhos de pimenta e molhos para macarronada ou hambúrgueres”, afirma o professor.

Fonte: Assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...