25.1 C
Manaus
segunda-feira, abril 21, 2025
Publicidade
InicioAmazonasFeno contaminado causou morte de 22 cavalos em haras no AM

Compartilhar

Feno contaminado causou morte de 22 cavalos em haras no AM

A ingestão de feno contaminado com a toxina Clostridium botulinum resultou na morte de pelo menos 22 cavalos em Manaus e Presidente Figueiredo, no início deste ano. A Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) confirmou que o botulismo foi a causa dos óbitos.

Os primeiros registros ocorreram no Haras Nilton Lins, em Manaus, onde 12 cavalos morreram e outros apresentaram sintomas como falta de apetite e emagrecimento. No bairro Tarumã, em Manaus, oito cavalos também faleceram, enquanto dois outros óbitos foram registrados em Presidente Figueiredo.

A Adaf analisou amostras biológicas e confirmou o diagnóstico de botulismo, doença que provoca fraqueza, tremores musculares, salivação excessiva e paralisia progressiva. Apesar de exames particulares apontarem resultado negativo para a doença, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso. Além disso, surgiram denúncias de que os animais foram enterrados de forma irregular no haras, sem a devida atenção sanitária.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...