O Governo do Amazonas anunciou a transferência do feriado estadual do dia 5 de setembro para o dia 8 de setembro, sexta-feira, por meio de um decreto publicado no Diário Oficial do Estado na segunda-feira (21). A medida busca evitar a interrupção das atividades do estado em dias intercalados, visando preservar a produtividade e a eficiência dos serviços públicos oferecidos.
A decisão foi justificada pelo governo em função da coincidência do feriado de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, em uma quinta-feira. Com essa mudança, os servidores públicos do Amazonas terão um feriadão que abrange a quinta-feira, seguido pela sexta-feira (8), sábado (9) e domingo (10).
O feriado do dia 5 de setembro, que comemora a elevação do estado à categoria de província, terá o seu expediente normal mantido conforme o documento oficial: “Expediente normal, no dia 05 de setembro de 2023, terça-feira, nas repartições públicas, autarquias e fundações do Estado, em face da postergação determinada no item I deste Decreto”.