O Boi-Bumbá Caprichoso venceu, nesta segunda-feira (1), a 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas, com o tema “Cultura – Triunfo do Povo”. Este foi o 26º titulo da associação cultural.
Nos três dias de apresentação (28, 29 e 30 de junho), o bumbá abordou a revolução popular expressa na cultura e nos saberes do povo amazonense, sendo esta a maior arma contra a intolerância e preconceitos.
Na primeira noite do espetáculo, com foco no triunfo do povo, o Caprichoso escolheu mostrar o quão forte pode ser a junção das raízes culturais. O Boi Caprichoso abriu a segunda noite do 57º Festival de Parintins com o tema “Tradições: o flamejar da resistência popular”.
Encerrando as apresentações, Caprichoso fechou a última noite do Festival de Parintins 2024 celebrando os “Saberes: o reflorestar das consciências”, neste domingo (30).
Apuração
A apuração das notas é realizada sempre na segunda-feira após o festival. Em 2024, a data é o dia 1º de julho. Os jurados escolhidos para avaliar os bois observam 21 itens que compõem os bois-bumbás.
As notas vão de 0 a 10, podendo ser dadas em casas decimais (9,9, 9,8, 9,7…). Vence o boi que tiver mais pontos na soma dos resultados das três noites do Festival.