A Força Nacional de Segurança Pública será acionada para assegurar a proteção durante o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), programado para o próximo domingo (18). Este reforço abrangerá as cidades de São Tabatinga, Coari, Lábrea, Tefé e São Gabriel da Cachoeira, localizadas no Amazonas.
A autorização para essa mobilização foi concedida pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, na quarta-feira (14). Além do Amazonas, a Força Nacional também estará presente em Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Roraima, totalizando 135 agentes da Força Nacional e 1.885 profissionais das forças de segurança.
Em outros estados, negociações estão sendo realizadas para estabelecer o apoio da Força Nacional. As tropas no Rio de Janeiro já estão em atividade, enquanto em Mato Grosso do Sul, o reforço se concentrará em Corumbá. No Pará, a presença das tropas será registrada em cinco municípios. A coordenação da segurança ficará a cargo da Polícia Federal, em parceria com as instituições estaduais.
As equipes da Força Nacional chegarão aos estados na sexta-feira (16) e permanecerão até segunda-feira (19), após o concurso.