25.3 C
Manaus
sexta-feira, abril 12, 2024
Publicidade
InicioAmazonasForças Armadas prevê mais de 20 editais de concurso público este ano;...

Compartilhar

Forças Armadas prevê mais de 20 editais de concurso público este ano; saiba como se preparar

Cresceu na última década o interesse dos jovens brasileiros pela carreira militar e quase 50% almeja ocupar um posto no Exército, Marinha ou Aeronáutica. Mas para conquistar uma vaga e a tão sonhada estabilidade financeira é preciso se preparar porque a concorrência é grande e de alto nível.

É o que destaca o professor João Paulo, do QI Militar, curso especializado na preparação de jovens de Manaus que sonham em seguir uma profissão nas Forças Armadas.

Para 2023, a previsão é que sejam lançados 26 concursos para Marinha, Exército e Aeronáutica para diversas áreas para homens e mulheres. Cinco editais estão disponíveis no momento, totalizando 2.191 vagas para a Marinha e a Aeronáutica.

Nessa terça-feira (17/01), um novo edital da Marinha foi lançado, dessa vez, para fuzileiros navais. São 1.080 vagas, incluindo a cidade de Manaus.

A divulgação de novos editais vem aquecendo a procura pelos cursinhos preparatórios. Em concursos deste nível, o número de inscritos costuma ser, pelo menos, o triplo da quantidade de vagas abertas. Por isso, o apoio especializado é um diferencial na hora de garantir aprovação.

“Quem sonha com a carreira militar precisa se preparar porque a concorrência é muito elevada. É importante saber que disciplina é algo muito necessário, portanto, estudar e ter foco nesse momento faz a diferença. É primordial fazer cursinho porque o estudante consegue se aprofundar nos temas das provas, fazer simulados e conhecer a característica de cada banca realizadora”, explica João Paulo.

Estabelecer uma rotina de estudos deve ser uma meta prioritária, diz o professor. Por isso, investir em um curso preparatório é necessário. Muitas vezes, quem opta por estudar em casa por conta própria acaba não seguindo horários regulares e não tendo disciplina para ler materiais ou resolver exercícios.

Outra medida importante é não deixar para a última hora. A preparação para uma prova deve ser feita com bastante antecedência, de forma que o candidato consiga se familiarizar de tal modo com o assunto que consiga ter tranquilidade para resolver as questões no momento da prova.

João Paulo salienta, ainda, que o candidato precisa se dedicar ao estudo e estabelecer metas de desempenho. No início de uma preparação, é comum que o candidato tenha um desempenho baixo nos simulados e se desestimule. Isso é um erro. As avaliações periódicas devem ser encaradas como uma oportunidade de avaliar o que precisa ser melhorado.

“A melhor dica para o aluno é que ele seja resiliente, resolva as questões de provas anteriores e faça a verificação do seu desempenho, fazendo os simulados. É preciso ter foco e estudar”, disse o professor da QI Militar.

A QI Militar é um curso voltado à preparação de quem deseja se tornar sargento ou oficial de carreira através dos concursos públicos das Forças Armadas do Brasil.

A unidade está com vagas abertas para alunos em todos os turnos. O cursinho fica na Avenida Jurunas, 27, bairro Cidade Nova, zona norte. Para dúvidas e outras informações, é possível acessar os perfis oficiais nas redes sociais ou pelo telefone (92) 98591-8327.

Editais abertos

Aeronáutica:
Sargentos EAGS, nível médio e técnico: 168 vagas
Sargentos CFS, nível médio: 242 vagas

Marinha:
Fuzileiro Naval, ensino médio: 1080 vagas
Aprendiz Marinheiro, ensino médio: 671 vagas
Marinha Mercante, ensino fundamental: 30 vagas

Da assessoria.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...