A TV Globo não vai mais transmitir o Festival de Parintins deste ano. O canal pretendia transmitir uma das maiores festas regionais do país. No entanto, o acordo não foi concluído devido a uma disputa com a TV Crítica, que detém o direito de transmitir a festa até 2025.
O canal emitiu uma declaração oficial sobre o assunto nesta quinta-feira (13/6). A Globo manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento e manterá seu interesse em transmitir a festa do folclore dos povos da floresta em todas as suas plataformas, para todo o Brasil e para o mundo.
A empresa dos Marinho enfatizou que é fundamental que os espectadores conheçam a cultura de Parintins, que conta a história dos Bois Garantido e Caprichoso: “A riqueza cultural da região esteve sempre presente na programação da Globo, seja através da cobertura local, na beleza de suas histórias e cenários representados na dramaturgia ou pelos artistas e personalidades presentes em programas, musicais e realities”.
O comunicado também reiterou o interesse da TV Globo no acordo. “A formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras”, reforçaram.
Por fim, a emissora garantiu que o Festival de Parintins continua na grade dos canais da região. “O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica”, concluíram.