O Governo do Amazonas decretou ponto facultativo no dia 23 de outubro nas repartições públicas, autarquias e fundações do estado, antecedendo o feriado de 24 de outubro, que comemora a elevação de Manaus à categoria de cidade. Os serviços públicos essenciais serão mantidos nos dois dias, conforme decreto publicado no Diário Oficial em 11 de outubro.
Os atendimentos da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), assim como o Serviço de Apoio Emergencial à Mulher (Sapem) na capital, seguirão funcionando normalmente 24 horas por dia durante toda a semana.
Os Centros de Convivência terão expediente normal nos dois dias. As centrais de flagrantes e diversas delegacias especializadas funcionarão em regime de plantão 24 horas. As unidades de saúde, incluindo prontos-socorros, maternidades, SPAs e UPAs, estarão em operação.
As escolas da rede estadual na capital não terão aulas nos dias 23 e 24 de outubro. No interior do Amazonas, as aulas ocorrerão normalmente. Espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa estarão fechados para manutenção na segunda-feira, 23 de outubro, com exceção de alguns locais que funcionarão com horários reduzidos.