26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioAmazonasHemoam realiza o bloco “Caboclo Bom de Sangue” para doação de sangue

Compartilhar

Hemoam realiza o bloco “Caboclo Bom de Sangue” para doação de sangue

Neste sábado (18) durante o período da manhã (8h às 12h), ocorre o tradicional bloco carnavalesco solidário Bloco do Caboclo Bom de Sangue. O bloquinho é na verdade uma ação solidária idealizada pelo No Amazonas é Assim em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (FHEMOAM) para sensibilizar novos doadores de sangue no período festivo e reabastecer o estoque de sangue que costuma chegar no período de carnaval em estágio crítico.

“Fazer o evento no período do carnaval é fundamental pois sabemos que é uma época em que a demanda por bolsas de sangue aumenta e muito, muitas das vezes por conta de acidentes. Poder mobilizar através da internet tantos voluntários para essa ação social do Bloco do Caboco Bom de Sangue para reforçar o banco de sangue é gratificante”, declarou Marcus Pessoa, idealizador do No Amazonas é Assim.

Doar sangue é uma ação que desperta o amor e solidariedade.

A iniciativa do No Amazonas é Assim remonta desde quando nasceu a sua primeira versão, à época chamada de “Rolezinho no HEMOAM”, ocorrido em 2014. Na ocasião, o evento contribuiu para a arrecadação de 190 bolsas de sangue a mais no estoque da instituição e desde então virou um ponto chave no nosso calendário.

A ideia do bloco Caboclo Bom de Sangue faz referência ao povo amazonense que é conhecido tipicamente pelo bom acolhimento e sua grande generosidade. O engajamento dos fãs da página em ações assim é a prova disso, é a prova de que podemos utilizar a tecnologia a favor do bem. Temos muitas pessoas do bem dispostas a praticar a doação de sangue.

“Carnaval é sinônimo de alegria, porém nem todos curtem a folia, muita gente aproveita o feriado para viajar logo a movimentação na nossa cidade diminui, mas a demanda do Hemoam continua intensa. Então para quem ainda vai curtir uma festa no domingo em diante ou para as pessoas que vão ficar em casa, nós convidamos para esse gesto de solidariedade em doar um pouco de vida. “, salientou Jussara Melo, sócia proprietária do portal.

Nível crítico de estoque de sangue em Manaus

Atualmente está em alerta o tipo sanguinio AB+ e em estado crítico os tipos AB-, B- e O+ e O-. Estoques de A- e B+ seguem normal e o estoque de A+ está cheio. Ter esse controle do estoque sanguíneo garante que as cirurgias do Estado do Amazonas possam acontecer normalmente. Sem o sangue em estoque, impacta diretamente no cancelamento destas cirurgias.

A gerente de captação de doadores do Hemoam, Nívia França, solicitou principalmente que se consigam doadores de sangue O+ e O- , pois atingiram o nível crítico de estoque de sangue.

“Venha, traga seu documento oficial com foto, durma bem na noite anterior, no mínimo 6 horas e faça sua doação. Com sua doação pode salvar até 4 vidas. Por favor, o nosso estoque está crítico. Você que é do tipo O, principalmente, venha, faça essa boa ação”, implorou a gerente.

Para ser doador é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar a partir de 50 quilos, além de estar em boas condições de saúde.

Confira os procedimentos para doar sangue após se vacinar contra ou contrair a Covid-19

Uma pergunta recente é se a pessoa que pegou Covid-19 pode doar sangue? A resposta é sim, pode! Ela só precisa aguardar 10 dias para estar completamente recuperado da doença, e aí sim realizar a doação de sangue. O mesmo vale para quem testou positivo para o novo coronavírus, mas está sem sintomas.

As pessoas que foram vacinadas contra a Covid-19 com a CoronaVac devem esperar 2 dias e as com AstraZeneca/Oxford, 7 dias para doar sangue, de acordo com informe técnico do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 do Ministério da Saúde.

Se você não conseguir ir conosco no sábado (18), vá outro dia, mas não deixe de ir. O Hemoam funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h, na avenida Constantino Nery, nº 4397, no bairro Chapada.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...