25.3 C
Manaus
domingo, abril 21, 2024
Publicidade
InicioAmazonasIdosos de casa de repouso recebem presentes em ação solidária de Manaus

Compartilhar

Idosos de casa de repouso recebem presentes em ação solidária de Manaus

Os 25 idosos institucionalizados na casa do idoso São Vicente de Paulo tiveram uma manhã festiva e fraterna, com a ação solidária natalina da prefeitura, via Manaus Previdência. Nesta quinta-feira, 14/12, um grupo de servidores da autarquia levou presentes e itens de higiene, além de atenção, diálogo e carinho.

“Esta é uma iniciativa que conecta o servidor com a sociedade. E nós, aproveitando esta época de Natal, de festas e de solidariedade, fizemos uma campanha entre os servidores, de adotar uma cartinha de uma pessoa aqui da casa do idoso São Vicente de Paulo, para que pudéssemos presenteá-los e vir aqui participar desse momento, interagir com eles”, destacou a diretora de Previdência da autarquia, Ana Silva Domingues.

As cartas continham o desejo de cada pessoa idosa do lar de acolhimento, desde calçados, vestuário, acessórios, perfumaria, entre outros itens de uso individual. Mas além da questão material, os servidores aproveitaram para interagir com os idosos, ouvi-los e até dançar com eles.

Divulgação

O setor Psicossocial da Manaus Previdência planeja ações sociais e campanhas de conscientização implementadas durante todo o ano em benefício do público-alvo do órgão, que são os aposentados e pensionistas. Neste mês de dezembro, foi incluída a ação solidária externa, junto aos servidores, para sensibilizá-los, além de fortalecer a solidariedade na autarquia.

“Todos os servidores envolvidos se ajudaram, compraram as sugestões dos presentes e hoje a gente veio fazer a entrega. E assim a gente quer continuar, pois deu muito certo a campanha e, para o ano que vem, vamos escolher outra casa de acolhimento, seja de idoso ou criança e adolescente, porque sabemos que neste período de festas é necessário ser solidário. Temos que dar mais atenção para essas pessoas que vivem em acolhimento institucional, é também uma forma de ajudar”, explica a chefe do setor Psicossocial, Priscila Marialva Silva.

A assistente social da casa do idoso São Vicente de Paulo, Ana Célia Costa, reforça a importância de ações como esta da Manaus Previdência em contribuir com a visibilidade dos idosos, especialmente os institucionalizados, pois em sua maioria, não possuem familiares ou outras pessoas com vínculos que possam visitá-los e dar atenção.

“Esse tipo de ação é de extrema importância, porque como nós temos um perfil de idoso, que em sua maioria não tem familiares ou amigos que os visitem e façam atividades com eles, as pessoas, os grupos, as empresas que fazem essas ações acabam se tornando próximos e um pouco a família deles. São pessoas que dispõem do seu tempo, que vem aqui conversar, ouvir um pouco da história de vida deles e dar atenção, que é o que eles precisam muito nesta fase”, disse.

A casa do idoso São Vicente de Paulo existe há 43 anos e atualmente cuida de 25 idosos, sendo 15 homens e dez mulheres. São pessoas que viviam em situação de vulnerabilidade social, que não constituíram família ou que abandonaram ou foram abandonados.

A instituição filantrópica de assistência social fica localizada na rua Jerônimo Ribeiro, nº 14, bairro São Raimundo, zona Oeste, e conta com benfeitores que fazem doações e trabalhos voluntários na casa.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...