Nesta sexta-feira, dia 27 de Maio, às 10h, a Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos, localizada no Centro de Manaus, realizará uma solenidade para inaugurar sua cozinha comunitária, voltada para apoiar mulheres venezuelanas que querem abrir um empreendimento na área gastronômica.
A inauguração da cozinha faz parte do projeto Mujeres Fuertes, que é uma iniciativa do Hermanitos, promovida com recursos oriundos de reversão trabalhista do Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR).
Ao todo, 50 venezuelanas participam do projeto Mujeres Fuertes, com ações de empoderamento, capacitação, psicossocial e com incentivo à iniciativas empreendedoras. Elas já receberam formação profissional na área gastronômica e ainda ganharão um ‘capital semente’ do projeto, com recursos financeiros para iniciar seus negócios. Com isso, elas poderão utilizar a cozinha do Hermanitos para preparar seus produtos, investir nos seus negócios e, assim, garantir renda mensal.
A cozinha do Hermanitos receberá o nome da venezuelana Onixa Colmenares, que foi voluntária da instituição fazendo várias atividades e acolhendo os beneficiários, porém faleceu no ano passado.