26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioAmazonasIndígenas denunciam mortes e protestam contra descaso de saúde no AM

Compartilhar

Indígenas denunciam mortes e protestam contra descaso de saúde no AM

Nesta quinta-feira (23/02), lideranças de várias etnias protestaram e pediram atenção à saúde indígena no Amazonas, em frente ao prédio do Ministério da Saúde no Amazonas, na avenida Djalma Batista, bairro Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus. 

“Semana passada, 12 indígenas foram a óbito por falta de atendimento pelo Dsei. Eu, como liderança do meu povo, destaco que nós queremos respeito e eu peço que o governador Wilson Lima olhe para os indígenas com atenção”, afirmou o cacique Melquiades, da etnia Kambeba, que contabiliza a quantidade de indígenas mortos por falta de atendimento à saúde.

“Nós, índios aldeados, estamos no Dsei Manaus (Distrito sanitário especial indígena) que recebe os indígenas do Estado do Amazonas, nós queremos a saída do chefe da Casai, o qual vem desrespeitando os pacientes”, afirmou o cacique . 

Segundo  Josué Kokama, os indígenas do interior do Amazonas estão sendo transferidos para tratamento de saúde na capital amazonense, onde, segundo ele, são esquecidos pelo poder público.

“Dois kambebas morreram. Por isso estamos fazendo essa manifestação pacífica pedindo que o poder público olhe com carinho para os parentes que estão na Casai”, destacou uma das lideranças do povo Kokama.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...