26.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioAmazonasInscrições online para visitas ao Bumbódromo iniciam nesta terça-feira

Compartilhar

Inscrições online para visitas ao Bumbódromo iniciam nesta terça-feira

A partir desta terça-feira (25), às 9h, começam as inscrições online para a visitação do Centro Cultural de Parintins, o Bumbódromo. O agendamento é sempre feito para as visitas no dia seguinte. Ou seja, os visitantes que agendarem no dia 25 poderão visitar o espaço no dia 26, e assim por diante até o dia 30 de junho, último dia para a visitação. As inscrições serão realizadas de forma online através do site cultura.am.gov.br.

Os visitantes terão a oportunidade de passar 40 minutos imersos na cultura folclórica de Parintins através de exposições, murais, esculturas e a apresentação de uma peça teatralizada. Os grupos da visita mediada serão compostos por dez pessoas acompanhadas de um monitor cultural. Os murais “Patrimônio em Festa” e “Memória Afetiva dos Bois – Bumbás”, estão entre as atrações do Circuito Cultural, além de esculturas em alto relevo na área externa do bumbódromo, que exaltam a alta performance dos artistas parintinenses ao retratar sua cultura.

Os visitantes farão um tour para conhecer o Bumbódromo e acompanhar os bastidores e a produção do maior Festival Folclórico a céu aberto do Brasil, além de contar com a apresentação teatral “Parintins, Folclore em Festa”, com os alunos do Núcleo de Teatro do Liceu de Artes Cláudio Santoro de Parintins. Os horários para visita são entre 9h e 13h.

A visitação mediada começa com uma peça teatralizada fazendo alusão ao auto do boi, que conta a história do início da tradição dos bumbás, como se deu a origem deles, através de personagens interpretados por alunos do curso de teatro adulto do Liceu de Arte de Parintins. A peça, desenvolvida em colaboração com o teatrólogo Thiago Oliveira e os professores de teatro de Parintins Francisco Xavier e Rosenilson Ramos, será apresentada no Hall do Bumbódromo.

Segundo o Turismólogo do festival, Jair Almeida, os visitantes vão conhecer não só a logística de como acontece a apresentação do festival, mas também a história do bumbódromo. “Toda a história desde sua primeira criação, a história do auto do boi e, principalmente, a história dos dois criadores dos bumbás, tanto o Roque Cid, quanto o Lindolfo Monteverde.” disse.

A visita guiada acontece de forma gratuita dentro do Bumbódromo, onde também está localizado o Liceu de Artes e Ofícios Cláudio Santoro – Unidade Parintins. Serão oferecidas cerca de 800 vagas ao longo de cinco dias. Cada dia terá um total de 160 pessoas que previamente agendaram as visitas através do portal cultura.am.gov.br.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...