25.3 C
Manaus
terça-feira, abril 22, 2025
Publicidade
InicioAmazonasJaneiro Branco: SES-AM realiza campanha sobre cuidado com a saúde mental

Compartilhar

Janeiro Branco: SES-AM realiza campanha sobre cuidado com a saúde mental

Com a temática “A vida pede equilíbrio”, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) informa que a campanha ‘Janeiro Branco’, busca conscientizar a população sobre o tema, combater os tabus, e orientar sobre questões relacionadas à vida das pessoas, com especial atenção ao cuidado com a saúde mental.

A gerente da Rede de Atenção Psicossocial da SES-AM, Maria Antonieta Dias, explica que a campanha promove reflexões e a necessidade de criar espaços de cuidado e bem-estar.

“Janeiro, o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós. Por isso, é um mês emblemático para pensar o autocuidado em saúde mental”, explica a gerente.

O Relatório Mundial de Saúde Mental da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicado em junho de 2022, mostrou que um bilhão de pessoas viviam com algum transtorno mental em 2019, e apontou que 15% dos adultos em idade ativa sofreram algum transtorno mental.

Uma das formas de promover o autocuidado em saúde mental é construindo estratégias de redução dos quadros de ansiedade tão frequentes nos dias atuais, como praticar atividades físicas, buscar uma alimentação saudável, ter boas noites de sono, meditar e procurar terapia com profissional.

Rede de atenção

O Amazonas possui uma rede de serviços de assistência psicossocial, oferecido nas unidades básicas de saúde, policlínicas e nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

O atendimento nos Caps poderá ocorrer a partir da procura espontânea do próprio paciente ou familiar, não havendo necessidade de agendamento para o primeiro atendimento.

Há também a possibilidade de encaminhamento por parte de profissionais dos serviços de urgência e cada caso deve ser avaliado pela equipe que o atenderá.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...