29.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioAmazonasJuíza decide que Prefeitura de Manaus pode manter cobrança do IPTU 2023

Compartilhar

Juíza decide que Prefeitura de Manaus pode manter cobrança do IPTU 2023

A juíza Ana Maria Diógenes, da Vara Especializada da Dívida Ativa Municipal, decidiu que a prefeitura de Manaus pode manter a cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 de todos os contribuintes da cidade, indeferindo pedido da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

A Defensoria Pública havia solicitado que a cobrança do IPTU de 2023 fosse feita tendo como referência os valores estabelecidos para o ano de 2022, com a proibição da autuação dos contribuintes pelo não pagamento e a inscrição em Dívida Ativa Municipal. No entanto, a juíza decidiu pelo indeferimento da ação.

A Defensoria alegou que a população de Manaus foi surpreendida com um “espantoso” aumento do imposto em relação aos anos anteriores, citando um caso em que o IPTU de um imóvel saltou de R$ 300 em 2021 para R$ 1.604,80 em 2023, representando um aumento de 434%.

Sobre esses questionamentos, a prefeitura contestou nos autos do processo que a ação da defensoria apresenta os depoimentos de apenas três contribuintes – de um universo de mais de 600 mil -, e sem comprovações que houve aumento de maneira “injustificável” ou “desproporcional”.

A prefeitura também refutou que a Defensoria usou ação civil pública para discutir matéria tributária e não havendo relação de consumo.

A juíza acatou os argumentos da prefeitura e indeferiu a ação da Defensoria Pública.

“Ante o exposto, diante do equívoco na nominação da espécie processual, recebo o presente procedimento de Tutela Provisória de Urgência, Antecipada e de Caráter Antecedente, como Cautelar Preparatória para Ação CivilPública, ao que indeferiu a Medida Cautelar pretendida, com fulcro no Art. 1º,Parágrafo Único, da Lei nº 7.347/85.”, finalizou a magistrada.

Ainda de acordo com a decisão, a Defensoria tem prazo de 30 dias para complementar a petição inicial, conforme previsto no Código de Processo Civil.

Fonte: O Poder

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...