O evento, intitulado “Eu Tenho Pai”, é uma realização da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), e ocorrerá no próximo dia 26, das 8h às 17h, na sede da instituição, na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Sul da capital. O serviço será gratuito.
Para o mutirão de reconhecimento de paternidade, serão disponibilizadas 500 vagas, das quais 200 vagas serão destinadas para aquelas pessoas que desejam realizar exames de DNA para obter a inclusão do nome do pai no registro de nascimento.
Para participar, é necessário ligar para o Disk 129, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, e solicitar o agendamento prévio para o mutirão. As inscrições já iniciaram e vão até o preenchimento das vagas.
DNA gratuito
Também serão realizados exames de DNA quando o pai quer reconhecer o filho, mas não tem certeza do vínculo biológico e por isso quer fazer o DNA.
A medida visa dar mais celeridade em situações em que as partes não possuem condições financeiras de pagar o DNA.
Mais de 100 profissionais, entre defensores, assessores jurídicos, apoio administrativo e técnicos de enfermagem estarão envolvidos no dia do mutirão de reconhecimento de paternidade.