27.3 C
Manaus
domingo, abril 14, 2024
Publicidade
InicioAmazonasMaternidade faz alerta para doação de leite materno

Compartilhar

Maternidade faz alerta para doação de leite materno

O Posto de Coleta de Leite Humano da Maternidade Dr. Moura Tapajóz (MMT) enfrenta uma situação crítica com o menor número de doadoras ativas registrado nos últimos anos, resultando em um estoque em nível preocupante. Após o recorde de doações em agosto deste ano durante a campanha do Agosto Dourado, a MMT observou uma queda expressiva nas doações nos últimos meses, deixando o “Cantinho da Amamentação” em alerta.

A proximidade das festas de fim de ano e das férias aumenta a preocupação, pois tradicionalmente ocorre uma diminuição natural nas doações durante esses períodos. A Maternidade destaca a importância de não interromper o abastecimento para os recém-nascidos na UTI, destacando que 300 mililitros de leite sustentam, em média, um recém-nascido por dia. Em outubro de 2022, foram doados 34.720 mililitros, enquanto em outubro deste ano, o número caiu para 16.410 mililitros.

A enfermeira obstetra Núbia Cruz, diretora da MMT, destaca a urgência das doações, especialmente considerando eventos como as festas de fim de ano e o Carnaval, quando as doações também tendem a diminuir. A coleta domiciliar pode ser agendada, e a doação pode ser realizada na sede da maternidade. A MMT reforça que faz todo o possível para facilitar o processo de doação, incluindo a esterilização de potes e orientações detalhadas. O leite doado é analisado, pasteurizado e submetido a rigoroso controle de qualidade antes de ser oferecido às crianças.

Contato para Doações:

*Telefone/WhatsApp: (92) 99240-8080 (apenas mensagem)

*Horário comercial, de segunda a sexta-feira, ou doação presencial na sede da maternidade.

*A amamentação é recomendada pelo Ministério da Saúde para crianças por pelo menos dois anos ou mais, sendo exclusiva até os seis meses. A Organização Mundial da Saúde e o Unicef indicam que seis milhões de vidas são salvas anualmente com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.

Fonte: Assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...