Na manhã de ontem (21/11), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) deu início a mais uma edição do “Curso Informal de Cuidador de Idoso”. Desta vez, a capacitação foi voltada aos moradores da zona Norte da capital, com carga horária de 20 horas.
O evento acontece das 8h às 12h, até a sexta-feira (25/11), no auditório de pesquisa do hospital Francisca Mendes.
Na segunda, a programação do curso foi aberta por Eliny Rocha, que ministrou uma palestra sobre o processo de envelhecimento. Em seguida, a assistente social Georgina Sarkis abordou as políticas públicas voltadas à pessoa idosa e à espiritualidade. A enfermeira Renata Macedo tratou sobre a violência contra o idoso.
“O envelhecimento acontece ao longo da vida, é o processo normal de alteração orgânica, mas existem algumas alterações pontuais que é preciso conhecer para que o cuidador possa apoiar o idoso da melhor forma. Por exemplo, a termorregulação fica modificada e, por conta do frio, alguns idosos recusam o banho pela manhã. Porém, o cuidador precisa ter a sensibilidade de desenvolver estratégias para que ele possa estar fazendo com que o seu idoso contribua no cuidado”, contou Eliny, palestrante do curso.
Na próxima semana, de segunda-feira (28/11) a sábado (02/12), moradores da zona Oeste serão beneficiados com a última edição de 2022.