27.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioAmazonasNível do Rio Negro fica abaixo dos 13 metros nesta segunda-feira

Compartilhar

Nível do Rio Negro fica abaixo dos 13 metros nesta segunda-feira

O nível das águas do Rio Negro ficou abaixo de 13 metros pela primeira vez em sua história. Desde a última sexta-feira (23) pra cá, o rio baixou mais 30 centímetros, segundo informou o site do Porto de Manaus, que faz a medição diária do nível das águas.

A seca severa deste ano no Amazonas já afeta um total de 633.000 pessoas, conforme informou a Defesa Civil do Amazonas no último domingo (22). O número ente representa 158.000 famílias em situação de dificuldade. A capital enfrenta a pior seca registrada nos últimos 121 anos, com impactos visíveis, como a diminuição do Rio Negro nas áreas urbanas. Além disso, cidades como Manacapuru, Itacoatiara e Parintins atingiram níveis mínimos de vazão recordes.

A seca também já prejudica o Distrito Industrial de Manaus. Algumas fábricas já anteciparam as férias coletivas devida à falta de insumos em estoque. A estiagem impede que os navios cheguem há Manaus para a entrega de materiais.

A situação também no interior do Amazonas. 59 dos 62 municípios já estão em estado de emergência devido à seca. A área rural da ilha de Parintins foi particularmente afetada, com 29 comunidades em difícil acesso ou isolamento completo. São Gabriel da Cachoeira sofre com problemas como racionamento de energia, aumento no custo dos alimentos e escassez de suprimentos devido à estiagem.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...