Após um período histórico de vazante, o nível do Rio Negro em Manaus está mostrando sinais de recuperação. Desde a última sexta-feira (27), o rio tem exibido uma elevação gradual, totalizando um acréscimo de 44 centímetros até a data de hoje (3). A taxa de elevação, embora consistente, mantém-se moderada, registrando um aumento médio diário entre 5 e 8 centímetros.
A cota atual do Rio Negro nesta sexta-feira é de 13,14 metros, conforme medido pelo Porto de Manaus. Esse valor contrasta com o ponto mais baixo deste ano, atingindo 12,70 metros, representando a vazante mais acentuada desde o início dos registros em 1902 na capital do Amazonas.
Durante o fim de semana, no sábado (28) e domingo (29), a elevação média foi de 5 centímetros por dia. Na segunda-feira (30) e na terça-feira (31), o incremento foi de 7 centímetros diários. O maior aumento registrado até o momento ocorreu na quarta-feira (1), atingindo 8 centímetros. Nos últimos dois dias, quinta-feira (2) e hoje, o aumento médio diário foi de 6 centímetros.