23.3 C
Manaus
segunda-feira, fevereiro 26, 2024
Publicidade
InicioAmazonasNível do Rio Negro volta a subir com as chuvas

Compartilhar

Nível do Rio Negro volta a subir com as chuvas

Com o término da estação seca em parte da região amazônica e o início do aumento no volume de chuvas, os rios na Bacia do Amazonas estão experimentando uma elevação em seus níveis, de acordo com o 59º Boletim de Alerta Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil, divulgado nesta sexta-feira (29). Após alcançarem mínimas históricas, algumas estações agora se aproximam da faixa de normalidade para o período, indicando uma recuperação dos níveis.

Em Manaus, o Rio Negro continua seu processo de enchente, com uma média diária de elevação de 15 cm. Atualmente, a cota está em 18,34m, próxima à faixa da normalidade, após atingir a cota mínima de 12,7m neste ano, o nível mais baixo em 100 anos de série histórica.

O Rio Solimões também apresenta elevações diárias em suas estações monitoradas, como Tabatinga e Manacapuru, indicando níveis dentro da faixa de normalidade para a época. Outros rios, como o Madeira em Porto Velho (RO) e Humaitá (AM), mostraram oscilações, representando uma fase de estagnação na subida, com níveis atuais de 7,55 m e 14,85 m, respectivamente. Embora algumas estações ainda apresentem níveis abaixo da normalidade, a tendência é que nos primeiros meses de 2024, os níveis estejam dentro ou muito próximos da normalidade, conforme análise do gerente de Hidrologia e Gestão Territorial da Superintendência Regional de Manaus, Andre Santos.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...