26.3 C
Manaus
segunda-feira, junho 24, 2024
Publicidade
InicioAmazonasNo Dia da Gestante, deputada destaca conquistas para grávidas no AM

Compartilhar

No Dia da Gestante, deputada destaca conquistas para grávidas no AM

A presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM), deputada Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), aproveitou a passagem do Dia da Gestante, comemorado neste dia 15 de agosto, para lembrar suas conquistas no parlamento estadual voltadas para a melhoria na qualidade do atendimento das futuras mamães no estado.

Para Dra. Mayara, a grávida precisa de atenção especial em um momento único, delicado e merece o olhar do poder público para realização de melhorias no atendimento.

“Além de ser médica, já tive duas experiências de gravidez e sei o que uma mulher passa nesse período, dos cuidados que precisa ter para que nada de mal aconteça com ela ou com o seu bebê. Acredito que muita coisa pode mudar no atendimento dessas futuras mamães a partir da criação de leis e destinação de recursos por parte do poder público para que melhorias sejam efetivadas nesse atendimento antes, durante e pós-parto”, justificou a deputada.

A parlamentar enfatizou a importância da Lei n° 5.260/2020, que dá prioridade às gestantes no Sistema de Marcação de Consultas e Exames (SISREG). A referida lei assegura atendimento a todo e qualquer encaminhamento, com solicitação de consultas e exames, desde o início da gestação (pré-natal) até o nascimento do bebê.

Mayara também citou o Programa Sentinela da Vida, criado pela Lei n° 5.334/2020, de sua autoria, que estabelece um sistema de vigilância, onde os casos identificados como gravidez de risco são monitorados e terão prioridade de atendimento em toda a rede assistencial hospitalar pública ou privada do Estado.

Na Lei nº 5.113/2020, a conquista paras as gestantes foi o direito à realização de exame de Ecocardiograma fetal durante o pré-natal nas maternidades públicas e privadas do Amazonas, para identificação de defeitos cardíacos congênitos, para monitoramento até o nascimento e o devido encaminhamento para realização de cirurgia. A Lei também determina apoio e preparação da família para cuidados específicos do bebê.

Além das leis sancionadas, o envio de recursos para o interior, por meio de emendas parlamentares, também foi lembrado pela médica, como a aquisição de equipamentos para Unidades de Saúde, entre eles, o valor de R$ 193.780,00 (Cento e noventa e três mil e setecentos e oitenta reais) transferidos ao Fundo Municipal da Saúde de Anori, para compra de dois (2) aparelhos de ultrassonografia portátil, para atender a demanda no município e localidades próximas.

A parlamentar destinou ainda, R$ 1 milhão, para a construção do primeiro anexo hospitalar para gestantes no Amazonas.

“Tenho orgulho de fazer parte desse trabalho pioneiro de construção de um anexo hospitalar em Tefé, que vai fortalecer a rede de atendimento às gestantes e otimizar os serviços na Calha do Médio Solimões. Meu sonho é estender e ampliar essa oferta nos municípios polo, beneficiando assim, a grávida em todo o Amazonas” concluiu, Dra. Mayara.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...