Golias, um filhote de onça-pintada criado como pet no interior do Amazonas, teve um novo rumo em sua história após ser resgatado. O animal, que estava sob os cuidados de uma família em Santo Antônio do Içá, a 880 quilômetros de Manaus, foi entregue voluntariamente ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no dia 12 de fevereiro. A previsão é que Golias seja transferido para o zoológico de Pomerode, em Santa Catarina.
O filhote foi encontrado ainda muito pequeno na floresta e, desde então, foi criado pela família. Após o resgate, o animal foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas-AM), em Manaus, e, em seguida, transferido para outra unidade da Rede Cetas. Em nota, o Ibama informou que, por questões de segurança, não pode revelar a localização exata de Golias, mas garantiu que ele está saudável e se desenvolvendo bem.
No dia 27 de fevereiro, um grupo de pessoas realizou uma manifestação em frente ao Ibama para questionar a decisão de transferir Golias para o zoológico de Santa Catarina, pedindo mais esclarecimentos sobre a medida.