32.3 C
Manaus
segunda-feira, setembro 9, 2024
Publicidade
InicioAmazonasOperação Catraca reforça ações contra assaltos a ônibus em Manaus

Compartilhar

Operação Catraca reforça ações contra assaltos a ônibus em Manaus

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) vem intensificando as abordagens aos ônibus do transporte público em Manaus, por meio da Operação Catraca, que acontece diariamente em todas as zonas da cidade. Na quarta-feira (24/07), o Comando de Policiamento de Área (CPA) Norte realizou a ação na avenida Max Teixeira. Os policiais militares conversaram com os passageiros e realizaram revistas para prevenir e reprimir atividades ilícitas.

No primeiro semestre de 2024, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou redução de 33,7% nos casos de roubos a ônibus comparado ao mesmo período do ano passado. A medida é resultado do trabalho ostensivo e repressivo das Forças de Segurança.

Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a redução é um reflexo direto do trabalho da corporação militar, em conjunto com os demais órgãos da Segurança Pública, para trazer mais segurança para a população amazonense.

“Estamos todos os dias na rua, em operações, ações de patrulhamento e policiamento ostensivo, auxiliados pela inteligência da Segurança Pública, em áreas com maior incidência criminal. A Polícia Militar do Amazonas tem registrado aumento de prisões e apreensões de drogas e armamentos, com o objetivo de reduzir os índices de roubo, furto e demais crimes”, declarou o coronel Klinger.

Uma das áreas mais populosas de Manaus é a zona norte. Apesar da operação ter sido deflagrada pelo (CPA) Norte, o comandante do Batalhão, tenente-coronel Heber Ribeiro explicou que a operação “Catraca” é realizada em todas as zonas da cidade e abrange o trabalho dos Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), Especializado (CPE) e de todas as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) da capital amazonense.

“Tivemos uma redução considerável nos casos de roubos a coletivos, porém, a população clama por mais segurança e nós estamos aqui para poder atender de forma bastante efetiva. Estamos atuando na zona norte, onde temos a maior população da capital amazonense, cerca de 700 mil habitantes, mas cada Batalhão realiza de forma simultânea a operação nas zonas da cidade”, ressaltou.

A auxiliar de cozinha Patrícia Amorim, de 35 anos, estava em um ônibus vistoriado nesta quarta-feira pela operação “Catraca” e aprovou a ação. “Não sabemos quem anda no ônibus com a gente. A maioria a gente acredita que é pai, trabalhador, estudante, mas é muito bom ter essa abordagem com a revista para gente voltar para casa segura”, disse.

Além da operação “Catraca”, a PMAM implementa a operação “Ajuricaba”, que envolve policiamento ostensivo e repressivo. Esta ação inclui abordagens e incursões em ruas e corredores viários, especialmente em áreas identificadas, por meio da inteligência e estatísticas do Sistema de Segurança Pública.

Para dar maior celeridade no atendimento das ocorrências, os policiais militares também trabalham com o auxílio do Paredão, sistema que conta com 500 câmeras espalhadas em pontos estratégicos para o monitoramento em tempo real e permite identificar, avaliar, acompanhar e monitorar ameaças reais ou potenciais.

Amazonas Mais Seguro

Lançado em julho de 2021 pelo governador Wilson Lima, o programa abrange um conjunto de ações, promovendo a integração dos órgãos de segurança para que seja possível alcançar a redução das taxas de homicídios e outras mortes violentas, além de ampliar a apreensão de entorpecentes, armas de fogo e munições, e o índice de resolução de inquéritos de crimes letais intencionais.

Com isso, o Governo do Amazonas, por meio da SSP-AM, busca levar mais segurança para a população, além da melhoria da produtividade e redução dos índices criminais.

Pontos focais

Além das ações ostensivas, a SSP-AM realiza periodicamente uma reunião com os pontos focais para analisar os indicadores criminais e determinar ações de combate de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências. A SSP-AM reforça a importância de a população denunciar por meio do Disque 181, as práticas criminosas.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...