Nesta sexta-feira, 1º de novembro, às 14h, a Polícia Federal formalizará um contrato para a locação de dois helicópteros do modelo BELL 412ep. A cerimônia será realizada no hangar da Coordenação de Aviação Operacional (CAOP) da PF em Brasília (DF). Esse contrato é parte das iniciativas do Plano AMAS (Amazônia, Segurança e Soberania), que é financiado pelo Fundo Amazônia através do BNDES.
O evento contará com a participação do Diretor-Geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues; do Diretor da Amazônia e Meio Ambiente da PF, Humberto Freire de Barros; do Diretor de Administração e Logística, André Luis Lima Carmo; além de representantes do BNDES e do Diretor Regional da Helibrás, Wolner Aguiar.
Os helicópteros que estarão instalados em Manaus estarão sob a supervisão do Centro de Cooperação Policial Internacional para a Amazônia (CCPI-Amazônia). Este centro é composto pela Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria Nacional de Segurança Pública, além das Secretarias de Segurança Pública dos nove estados que compõem a Amazônia Legal e dos países da Pan-Amazônia, que incluem Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Venezuela e França (Guiana Francesa). O objetivo do CCPI é reforçar a segurança pública na região amazônica e intensificar o combate ao crime organizado, promovendo uma colaboração policial internacional com o suporte de organizações multilaterais, como a Interpol, Europol e Ameripol.
Plano AMAS
O “Plano Amas”, também conhecido como “Amas”, foi estabelecido pelo Governo Federal através do Decreto no 11.614/2023, com o propósito de fomentar a segurança pública voltada para as necessidades e particularidades dos estados que integram a Amazônia Legal, visando a diminuição de delitos ambientais e correlatos.
Fonte: PF