26.3 C
Manaus
sexta-feira, junho 14, 2024
Publicidade
InicioAmazonasPoliomelite: Campanha de vacinação inicia dia 27 de maio no AM

Compartilhar

Poliomelite: Campanha de vacinação inicia dia 27 de maio no AM

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), anuncia, nesta sexta-feira (17/05), a realização da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite, a paralisia infantil, que acontecerá no período de 27 de maio a 14 de junho no Amazonas.

O Dia “D” de Assistência Pública e Mobilização Pública está marcado para 8 de junho. Os principais objectivos são reduzir o risco de reintrodução do poliovírus, eliminar o poliovírus do país e lutar pela erradicação da doença. A implementação da vacinação será coordenada pelas autoridades de saúde da cidade.

Para a campanha de 2024, o público-alvo inclui crianças menores de 5 anos. As crianças com menos de 1 ano de idade recebem a vacina inativada contra a poliomielite (VIP) e as crianças de 1 a 4 anos de idade recebem a vacina oral contra a poliomielite (VOP).

O Amazonas tem mostrado um progresso consistente na cobertura vacinal contra a poliomielite nos últimos anos, com taxas variando entre 76,24% em 2016 e atingindo 82,83% em 2023. Em relação à campanha, a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destacou a importância da iniciativa para ampliar as coberturas vacinais contra a poliomielite.

“Esta é uma oportunidade importante para proteger nossas crianças. Temos um histórico de coberturas vacinais que precisam ser ainda mais fortalecidas. Com a campanha, visamos ampliar essas coberturas e aumentar a proteção contra a poliomielite”, enfatiza a diretora Tatyana.

A gerente de imunização da FVS-RCP, Angela Desirée, acrescenta que a mobilização das secretarias municipais de saúde e das populações municipais são estratégicas para o desempenho das campanhas. “É preciso enfatizar a importância e os benefícios da vacinação por meio de educadores, profissionais de saúde, da população e da sociedade civil, assim como influenciar na captação do grupo-alvo da ação”, disse.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...