29.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioAmazonasPraia da Ponta Negra deve ser interditada após descida do Rio Negro

Compartilhar

Praia da Ponta Negra deve ser interditada após descida do Rio Negro

Com a seca extrema do Amazonas, a praia da Ponta Negra pode ser interditada. Isso se deve à estiagem que atingiu a marca de 16,97 metros no porto de Manaus nesta quinta-feira (12), tornando a capital do Amazonas em estado de emergência.

Com base no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2013 com o Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM), a praia deve ser fechada por motivos de segurança ao atingir a cota de 16 metros.

Em outubro de 2023, a praia foi fechada para banhistas após a cota do nível do rio atingir a média abaixo de 17 metros. O documento resultou na adoção de normas de uso do complexo e estabeleceu a cota de segurança mínima de 16 metros, aos banhistas, para entrada no Rio Negro.

O Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) enviou um ofício solicitando acompanhamento e um laudo do Serviço Geológico do Brasil (SGB) sobre as condições de balneabilidade e o movimento natural do leito do rio, incluindo a subida e descida das águas.

Sempre que os laudos e/ou relatórios demonstrarem que o local é impróprio para banhistas, a praia pode ser interditada. Isso se deve ao movimento natural das águas do rio, que pode causar buracos ou depressões.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...