25.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 27, 2024
Publicidade
InicioAmazonasPrefeitura instala ecobarreiras para conter lixo no igarapé do Passarinho

Compartilhar

Prefeitura instala ecobarreiras para conter lixo no igarapé do Passarinho

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp), realizou, nesta quinta-feira, 25/4, a operação de limpeza, higienização e implantação de ecobarreiras no igarapé do Passarinho, bairro Nova Cidade, na zona Norte da capital, o terceiro trecho a receber a tecnologia para limpeza de igarapés desenvolvida pela Semulsp.

No igarapé do Passarinho serão instaladas três ecobarreiras. De acordo com a Semulsp, a escolha dos locais que recebem a nova tecnologia leva em consideração o mapeamento georreferenciado das áreas com maior incidência de descarte incorreto de lixo em igarapés da cidade.

No momento, o local passa pela etapa do desassoreamento e da coleta de resíduos sólidos. “O serviço que a prefeitura está desenvolvendo aqui, no igarapé do Passarinho, é um serviço de devoção, de cuidado, de zelo que o poder público vem trazendo para toda a cidade de Manaus. Aqui no igarapé do Passarinho nós estamos falando de 7.500 metros, de ida e vinda. Vamos limpar, capinar, podar, nós vamos higienizar ele, tirar os sacos plásticos, PETs, deixar ele propício para as atividades esportivas aqui, e eu ouso dizer que aqui, o igarapé do Passarinho talvez seja um dos lugares mais bonitos para se praticar o esporte”, explicou o subsecretário da Semulsp, Jairo Santos.

A limpeza do igarapé está sendo realizada, diariamente, por servidores que trabalham dentro e fora d’água, recolhendo os resíduos para que a população receba um espaço totalmente revitalizado. A enfermeira Cinthia Damasceno, que é moradora do bairro, destaca a importância do serviço que está sendo realizado no local.

“É um serviço muito bom, principalmente aqui nesta área do igarapé do Passarinho. Isso só vem para beneficiar todos nós que somos moradores. Até pela parte de arborização, a parte do igarapé, que se encontra todo sujo devido à população que joga lixo, apesar de ter as placas, mas mesmo assim as pessoas continuam jogando lixo”, lamentou.

De acordo com o ambientalista Mazinho da Carbrás, após a fase de limpeza profunda do igarapé será iniciada a fase de desassoreamento manual para a implantação das ecobarreiras. “O igarapé é raso, vai dar para fazer um trabalho sem fazer ecobarragem. Vamos fazer o desassoreamento manual e quando estiver pronto esse desassoreamento, nós vamos implantar três ecobarreiras aqui. O lixo que passar por esse trecho vai ficar preso aqui nesse local, nós vamos retirar e evitar que esse lixo chegue no rio Negro”, finalizou.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...