29.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioAmazonasProfessores de Manaus reivindicam pagamento do Fundeb

Compartilhar

Professores de Manaus reivindicam pagamento do Fundeb

Uma manifestação promovida por professores e representantes de entidades ligadas à educação da rede pública em frente à Prefeitura de Manaus, reivindica o pagamento do abono de fim de ano do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). O protesto surge após o anúncio do prefeito David Almeida de que não há recursos disponíveis para efetuar o pagamento aos trabalhadores, afirmando que o município recebeu menos recursos esse ano, o que impactou as finanças.

Além da falta de comprometimento do prefeito em relação ao abono, os profissionais denunciaram a baixa qualidade da alimentação fornecida nas escolas, a precariedade na manutenção dos prédios e o assédio sofrido durante campanhas eleitorais para transportar carros particulares “adesivados”. Um professor destacou a insatisfação com a merenda escolar, alegando que, na prática, a qualidade não condiz com a propaganda veiculada.

O Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom) emitiu uma nota exigindo a prestação de contas dos recursos do Fundeb repassados pelo governo federal. A entidade expressou dúvidas sobre a transparência das informações disponíveis nos portais, e, caso haja excedentes, defendeu a distribuição equitativa por meio de abonos para aqueles que têm direito. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam) relatou ter solicitado investigações aos órgãos de controle e ao Ministério Público Federal (MPF) sobre a utilização dos recursos do Fundeb.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...