A Samsung Eletrônica da Amazônia Ltda. realizou uma reunião com a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) nesta quarta-feira (18) para comunicar a antecipação das férias coletivas de parte dos colaboradores, que originalmente seriam realizadas no período de fim de ano, agora ocorrerão de 30 de outubro a 14 de novembro. A razão para essa antecipação é a vazante recorde dos rios, que está impedindo a chegada de insumos essenciais à produção da fábrica. As férias atingirão colaboradores que trabalham na produção de linhas de TV, áudio e ar-condicionado.
Aproximadamente 1.500 colaboradores da Samsung em Manaus receberão as férias coletivas antecipadas devido à falta de insumos decorrente da vazante dos rios. A expectativa é que, quando o nível dos rios estiver mais elevado no final do ano, as linhas de produção estejam reabastecidas com insumos e os colaboradores possam retomar suas atividades. A decisão da empresa foi comunicada oficialmente durante a reunião com a Suframa.
Até a realização da reunião, a Suframa não havia recebido informações sobre a antecipação das férias coletivas devido à falta de insumos ocasionada pela vazante dos rios. A Autarquia estava trabalhando com as informações oficiais fornecidas pelo Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), que não indicava a paralisação das linhas de produção das fábricas por esse motivo.