25.3 C
Manaus
segunda-feira, maio 27, 2024
Publicidade
InicioAmazonasSemulsp avança na instalação da segunda ecobarreira em Manaus

Compartilhar

Semulsp avança na instalação da segunda ecobarreira em Manaus

Em um esforço conjunto para preservar os recursos hídricos e a proteção dos ecossistemas urbanos, a Prefeitura de Manaus intensifica a coleta de resíduos sólidos e avança com a implementação de ecobarreiras nos igarapés da cidade. Na manhã desta segunda-feira, 22/4, o prefeito de Manaus, David Almeida, vistoriou a barreira ecológica instalada no igarapé dos Franceses, na extensão localizada ao lado da avenida do Samba, na zona Centro-Oeste.

“Os igarapés desempenham um papel vital em nosso ecossistema, mas, frequentemente, estão sujeitos a problemas de poluição e acúmulo de resíduos, comumente descartado de forma inadequada pela população. Para o enfrentamento e diminuição dos impactos ambientais, adotamos ações de curto, médio e longo prazos: limpeza dos igarapés e afluentes, implantação de ecobarreiras, educação ambiental nas escolas, entre outras ações”, explicou o prefeito de Manaus, David Almeida.

Essas medidas são parte de um compromisso mais amplo com a sustentabilidade e conservação ambiental. Todos os dias, os agentes de limpeza da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) percorrem 60 quilômetros de orla para a realização dos serviços de limpeza pública, atividade essencial na realidade de Manaus.

“Diariamente, são coletados, em média, 35 toneladas de resíduos. Entre janeiro e dezembro de 2023, foram realizadas 1.320 ações de limpeza, em mais de cem igarapés, córregos, orlas e praias de Manaus, resultando em uma quantidade de 10.733 toneladas de resíduos recolhidos. Grande parte desse material – como garrafas PETs, descartáveis e resíduos domésticos – poderia ser reciclado”, afirmou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

A limpeza dos igarapés da cidade é realizada, diariamente, por servidores que trabalham dentro e fora d’água, recolhendo os resíduos que são captados por meio de telas de contenção. Em seguida, esse material é recolhido com o auxílio de caçambas e encaminhado ao aterro municipal, após passar pela triagem do processo de reciclagem.

Ecobarreiras

As ecobarreiras são estruturas inovadoras, adotadas pela Prefeitura de Manaus, que capturam detritos flutuantes, como plásticos e garrafas, antes que eles possam poluir ainda mais os rios e igarapés.

É uma forma sustentável de despoluição e, também, de contribuir para a saúde geral, diminuindo, inclusive, a incidência de inundações, que é quando as águas excedem o limite máximo da capacidade que o canal consegue suportar.

Piloto Apto

Desde a sua instalação, há quase quatro meses, a ecobarreira-piloto do igarapé Beira-Rio, localizado na avenida Beira-Mar, bairro Coroado, zona Leste, já reteve 28,8 toneladas de lixo. A cada dois dias, 600 quilos de resíduos são retirados pelos agentes de limpeza da Semulsp.

Avaliada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima) como uma medida sustentável e factível, a ecobarreira-piloto foi aprovada e aprimorada.

O segundo modelo passou por poucas adaptações quanto ao projeto inicial e atende às políticas de meio ambiente, responsabilidade social e governança (ESG), além de estar relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

“A limpeza dos igarapés e a instalação de ecobarreiras são passos fundamentais para mitigar os impactos da poluição em nossa cidade, especialmente nos igarapés”, avaliou o secretário da Semmasclima. “O projeto de limpeza de igarapés e a instalação de ecobarreiras não apenas promovem a conscientização ambiental, mas também oferecem à comunidade uma oportunidade tangível de fazer a diferença”, finalizou.
Na próxima semana, a prefeitura começa a implantação de uma ecobarreira no igarapé do Passarinho, na zona Norte da cidade.
Para mais informações sobre como se envolver ou apoiar essas iniciativas, acesse https://www.manaus.am.gov.br/semulsp/servicos/ ou entre em contato pelo WhatsApp ou ligação aos números (92) 98415-9563 ou 98459-5618, entre 8h e 16h, durante a semana.

Com informações da assessoria

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...