Na última terça-feira (11), o Tribunal de Justiça do Amazonas sentenciou Gerlan Batista de Souza a 16 anos e sete meses de prisão pelo assassinato de Hilton da Costa Silva, também conhecido como “Palhaço Creme de Leite”. O crime ocorreu na esquina da Rua B com a Rua Sete, no bairro Alvorada I, em Manaus, em 26 de março de 2023, por volta das 22h30.
Gerlan foi interrogado e confessou a responsabilidade pelo crime. O Ministério Público sustentou a condenação do acusado por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e por ter usado recurso que dificultou a defesa da vítima durante os debates. Ainda assim, defendeu o reconhecimento da agravante da reincidência.
O homem foi condenado a 16 anos e sete meses de prisão.
De acordo com o inquérito policial que resultou na denúncia do Ministério Público, no dia 26 de março de 2023, por volta das 22h30, Hilton, também conhecido como “Palhaço Creme de Leite”, estava em um bar próximo a sua casa, quando um vendedor ambulante chamado Gerlan se aproximou e ofereceu alguns de seus produtos e pediu dinheiro. A Hilton recusou a compra e ordenou que o autor se retirasse e não o importunasse.
De acordo com os autos, Gerlan saiu do local, trocou de roupa e, cerca de vinte minutos depois, surpreendeu Hilton pelas costas e desferiu vários golpes de faca contra ele, causando sua morte no local.