O verão amazonense está no auge, e as temperaturas seguem subindo. Para refrescar e amenizar o calor, a Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) apresenta o município de Barcelos como destino perfeito para quem adora colocar o pé na areia e curtir um banho de rio gelado.
O município fica a 399 quilômetros de Manaus, situado à margem direita no Médio Rio Negro, e é um prato cheio para os viajantes. Conhecido como a capital internacional da pesca esportiva, Barcelos tem ainda uma natureza exuberante e suas praias são singulares.
Confira os atrativos turísticos imperdíveis para quem deseja conhecer a localidade:
Praia Grande
A praia mais famosa e visitada da cidade fica em frente à sede do município, e o acesso é via táxi fluvial. O trajeto leva menos de 3 minutos e custa cerca de R$ 5 por pessoa (R$ 10, ida e volta). Devido à proximidade e à grande extensão de areia, a Praia Grande é palco de eventos como o Réveillon da Praia Grande e o Festival do Peixe Ornamental de Barcelos, com atrações musicais e muita animação.
A entrada é gratuita, e o local possui quiosques e barracas para atender aos banhistas com serviços de bar e restaurante que servem os deliciosos peixes da culinária local.
Arquipélago de Mariuá
O Arquipélago de Mariuá possui o título de maior arquipélago fluvial do mundo e conta com mais de 1.600 ilhas que formam dezenas de lagos, igarapés e florestas inundadas e, claro, muitas praias paradisíacas com areias branquinhas que contrastam com as misteriosas águas do rio Negro.
O arquipélago foi identificado por um satélite da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), nos anos 1990, e desde então passou a ficar na rota dos turistas apaixonados por natureza.
Como chegar
O acesso a Barcelos é feito via aérea, com voos comerciais que saem de Manaus às terças, quintas e sábados. Por via fluvial, os dias de saída dos barcos variam e precisam ser consultados diretamente no ato da compra, que pode ser realizada no Porto de Manaus, no Centro da capital.
Gostou das dicas? Então que tal aproveitar tudo que o turismo no Amazonas pode oferecer?