Na noite de quinta-feira (20), um protesto tumultuado e de grandes proporções ocorreu na avenida Torquato Tapajós, uma das principais vias de Manaus. Moradores do bairro União da Vitória, na zona oeste da cidade, bloquearam a via em repúdio aos constantes alagamentos que têm atingido a região nos últimos dias.
O protesto teve início por volta das 18h, durante o pico do tráfego, o que rapidamente gerou um grande congestionamento. Com cartazes e faixas, os manifestantes gritavam palavras de ordem e exigiam medidas urgentes para resolver o problema das inundações.
Segundo as faixas exibidas pelos moradores, eles afirmam estar “debaixo de água e pedem socorro”, destacando o desgaste com os alagamentos frequentes, que se intensificaram após as fortes chuvas que afetaram a capital amazonense nos últimos dias.
No último domingo (16), a comunidade de Santa Marta, no bairro Colônia Terra Nova, zona norte, também foi palco de protestos após as casas dos moradores serem invadidas pelas águas na rua Alzira Magalhães.
Na quarta-feira (19), uma forte chuva causou alagamentos em diversos bairros da cidade. Vídeos circulando em redes sociais mostraram ruas completamente inundadas pela água das precipitações.
Na mesma data, em um outro incidente durante a tempestade, nove casas foram atingidas na rua da Paz, na comunidade Fazendinha, no bairro Alfredo Nascimento, zona norte. Três dessas residências foram totalmente soterradas. Seis pessoas foram resgatadas, mas a líder comunitária Sammya Costa Maciel, de 45 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu. O Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (Cobom) registrou 23 ocorrências relacionadas às chuvas.
Confira o vídeo: