Motoristas e integrantes do Sindicato dos Transportes especiais (Sindespacial) fizeram uma manifestação contra transporte pirata para indústrias do Polo Industrial de Manaus (PIM). A paralisaram causou um grande transtorno no trânsito, na manhã desta sexta-feira (28), na avenida Grande Circular, zona leste da capital.
Os manifestantes pedem o fim da pirataria no transporte especial de Manaus, focando nas rotas utilizadas pelas fábricas do Distrito Industrial de Manaus. Segundo eles, as empresas não cumprem a convenção coletiva de trabalho.
Segundo o presidente do Sindicato, Sidney Honda, que divulgou o vídeo sobre a manifestação nas redes sociais, a situação sobre o transporte vem sendo avisado desde o ano passado. Ele afirma que os empresários preferem contratar empresas piratas e sem seguro, por serem mais baratas, o que resulta em assaltos à rotas, devido a falta de segurança. O presidente diz que a manifestação serve de alerta para que a prefeitura tome as devidas providências. Ele diz ainda que, se não houver acordo, o distrito industrial será parado na próxima semana.