Esta quinta-feira (13/6), um ator e influencer foi detido em Fortaleza, no Ceará. Eles são acusados de cometer fraudes com chaves Pix de campanhas com o objetivo de desviar doações destinadas às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
A Polícia Civil do RS informou que os suspeitos fabricavam 235 chaves PIX diferentes diariamente.O homem se define como “recitador, interessado em cinema e TV” e a mulher como “apresentadora de rádio e atriz de uma série televisiva”, embora seus nomes não sejam divulgados.
“Esse casal se utilizava de documentos falsos em nome de um casal verdadeiro aqui do Ceará, tem um casal de idosos aqui de Fortaleza também. Eles pegavam os documentos verdadeiros desse casal e colocavam ali as fotos deles, a partir daí constituíram documento falso e a partir desse documento falso criavam contas em bancos, normalmente bancos digitais e a partir dessas contas bancárias criadas com documentos falsos criavam essas chaves PIX”, disse o delegado de Crimes Informáticos e Defraudações do Rio Grande do Sul, João Vitor Heredia.
Ainda de acordo com o delegado, o casal divulgou campanhas de doação genuínas, mas colocou uma chave PIX para que o dinheiro fosse enviado para a conta deles. Eles apenas alteravam um dígito ou uma letra das chaves verdadeiras das campanhas para confundir os doadores.
As investigações começaram quando duas administradoras de campanhas descobriram que o proprietário das contas não era aquele que eles haviam divulgado.
“Em duas campanhas em específico, de duas influenciadoras digitais muito grandes do Rio Grande do Sul, começou a ter muito relato de que esses valores de doação não estavam indo para as beneficiárias que estavam contribuindo. Então, a partir daí, chamou nossa atenção, iniciamos as investigações e com o avanço delas ali através de meios tecnológicos, conseguimos chegar a ter esse casal aqui no Ceará”, falou o delegado João Vitor Heredia.
Durante a prisão, a dupla confessou o crime e revelou que estava com dificuldades financeiras.