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Banco Central informa vazamento de dados de 1,5 mil pessoas

Nesta quinta-feira (5/12), o Banco Central (BC) comunicou o vazamento de informações pessoais que envolveu dados de 1,5 mil participantes da segunda edição do estudo “O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento”, conduzido entre outubro e novembro de 2023.

A pesquisa, feita a cada quatro anos, visa ajudar na definição das políticas públicas relativas aos meios de pagamento no Brasil e seus resultados são disponibilizados publicamente, subsidiando pesquisas acadêmicas e profissionais.

Ao divulgar os resultados em 29 de novembro de 2024, o Banco Central também divulgou informações pessoais dos participantes. De acordo com a entidade, a divulgação dos dados pessoais aconteceu “por acidente, devido a um erro operacional”. A entidade também destacou que o Banco Central identificou a falha no mesmo dia, e a publicação foi prontamente removida da internet e substituída por informações corretas, sem qualquer dado pessoal.

Foram expostos indevidamente os seguintes dados dos 1,5 mil indivíduos que participaram da pesquisa: nome, endereço, número de telefone, gênero, etnia, idade, escolaridade, estado civil, nível de renda, vínculo empregatício, possibilidade de acesso à internet, grau de conhecimento sobre finanças digitais, posse de conta transacional, meio no qual recebe a principal fonte de renda, hábito de uso e preferências no uso de meios de pagamento, hábito em verificar extrato da conta, facilidade em identificar pagamentos na conta, hábito em verificar fatura de cartão de crédito, facilidade em identificar pagamentos na fatura de cartão de crédito, determinantes de escolha do meio de pagamento, determinantes de escolha de pagamento parcelado, avaliação sobre o Pix e hábito de uso do Pix.

Segundo o BC, não foram expostos dados como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

“As informações obtidas não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, diz a entidade.

As pessoas que tiveram seus dados potencialmente expostos serão notificadas pelo BC por meio de carta.

Por fim, o BC recomenda que as pessoas que participaram da pesquisa tomem cuidado caso sejam abordadas por meio de ligação de telefone, que mencione seus hábitos de uso de meios de pagamento ou qualquer outro dado informado durante a entrevista. “É provável que a ligação seja uma tentativa de golpe.”

Fonte: Metrópoles

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