Um bebê de apenas cinco meses engasgou e morreu. Embora José Raffael de Sousa Alves tenha sido socorrido, ele não conseguiu resistir. Em uma creche privada em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, o evento ocorreu na última segunda-feira (03/06).
A Secretaria de Saúde de Itaitinga informou que duas funcionárias da creche particular onde o bebê era cuidado levaram a criança a um posto de saúde. Após seu desespero, as mulheres chegaram e disseram que o menino havia se engasgado com leite.
Os socorristas descobriram que o bebê já estava em parada cardiorrespiratória e cianótica (roxa), sem respiração.
A equipe médica tentou a manobra de Heimlich modificada pediátrica e vários ciclos de reanimação cardiopulmonar, mas não conseguiu obter sucesso.
Ainda segundo o relatório médico, o Samu foi acionado enquanto os médicos atendiam o bebê, mas o resgate só chegou 30 minutos depois do primeiro contato. Os socorristas do Samu continuaram realizando doze sessões de reanimação cardiopulmonar no hospital, mas a criança não resistiu. O menino não tinha parentes.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social, a criança deu entrada na unidade hospitalar após se engasgar, mas foi a óbito. A polícia foi acionada e investiga circunstâncias da morte.
A creche informou que todos estão “muito abalados” e que presta apoio à família da criança.