A pandemia impulsionou o crescimento do setor de delivery no Brasil. O País foi responsável por 48,77% das demandas de entrega na América Latina em 2020, segundo pesquisa da empresa Statista. Com a crise, muitos brasileiros foram em busca de garantir seu sustento através do ingresso no empreendedorismo, que também foi impulsionado.
O relatório Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Sebrae e pelo Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade, mostra que o Brasil subiu duas posições no ranking global de empreendedorismo entre os 50 países analisados, e agora ocupa o quinto lugar.
A Alfred Delivery, plataforma de entregas last mile com foco em pequenas e médias cidades, é uma das empresas responsáveis por incentivar o empreendedorismo regional. “Tivemos recorde de crescimento no primeiro trimestre do ano: a quantidade de entregas cresceu 390% em relação ao mesmo período do ano anterior, o número de novas licenças vendidas foi de 160, contratamos mais de 30 colaboradores e chegamos ao faturamento de R$ 3,5 milhões no período. Para o próximo trimestre a expectativa é dobrar de tamanho”, afirma Myrko Micali, CEO da Alfred Delivery.
A empresa oferece licenciado da marca que oferta o serviço de entrega para estabelecimentos comerciais de diversos segmentos, como restaurantes, supermercados, farmácias, pet shop e escritórios para envio de documentos e produtos.
“Oferecemos condições diferenciadas aos nossos licenciados, fazendo o seguro de vida dos entregadores, cuidando do repasse de valores das entregas, prestando suporte local caso o entregador tenha algum problema com o veículo, além de promover parcerias locais com descontos em postos de gasolina e/ou mecânicos, por exemplo”, reforça Micali.
Atualmente, a empresa conta com 193 licenciados presentes em cerca de 200 cidades em todas as regiões do país, proporcionando uma experiência que atende as demandas das cidades descentralizadas. Já são pelo menos duas milhões de entregas realizadas para cerca de 13 mil estabelecimentos comerciais. “Quanto maior for a oferta do delivery para as regiões mais afastadas, mais conexão as empresas criam em seu local de atuação, fidelizando entregadores e clientes”, esclarece o executivo.