Do já conhecido boa noite Cinderela, em que drogas são colocadas em bebidas de outra pessoa, até a mais nova modalidade de intoxicação por gás em carros de aplicativos, mulheres e homens sofrem com o aumento de crimes e criminosos que utilizam drogas para levá-los à inconsciência com o objetivo de praticar atos como roubo, sequestro e estupro.
Para alertar a população, o Movimento Acorda Cinderela criou vídeos e cartilhas educativos com informações sobre como se proteger e se prevenir de drogas adicionadas à bebidas e do gás tóxico em carros de aplicativos. Além disso, disponibiliza materiais de apoio e acolhimento para aqueles que foram vítimas de crimes com drogas de estupro.
A campanha também divulga um manifesto que solicita mudanças importantes para a diminuição desses crimes no Brasil, que pode ser acessado e assinado pela população em https://www.acordacinderela.com.br/assine-o-manifesto.
“Para mudar o cenário de aumento de crimes por drogas de estupro no Brasil, precisamos que algumas medidas sejam tomadas”, afirma Carolina Cohen, cofundadora da Colabore com o Futuro. “Informação é o primeiro passo para prevenção. Desta forma, os bares e casas noturnas também podem ajudar na prevenção desses crimes”.
O movimento sugere que placas informem e previnam sobre esse tipo de golpe em locais que servem bebidas alcoólicas, com opção para que os drinks sejam servidos com copos com tampas, para quem solicitar. Outra medida proposta é que medicamentos usados em golpes como estes tenham cor, gosto e cheiro. As drogas de estupro em geral são transparentes, inodoras e não tem gosto. Isso faz com que a vítima as ingira sem perceber que uma droga foi adicionada à bebida.