32.3 C
Manaus
quarta-feira, julho 17, 2024
Publicidade
InicioBrasilChuvas intensas voltam a atingir o RS neste fim de semana

Compartilhar

Chuvas intensas voltam a atingir o RS neste fim de semana

As autoridades da Defesa Civil do Rio Grande do Sul estão emitindo um alerta para a possibilidade de chuvas intensas voltar ao Estado. A previsão é de tempestade nos próximos dias, com volume de chuva que pode chegar a 150 milímetros (mm) em algumas áreas. Não há descarte de ventos de até 70 km/h.

A partir desta sexta-feira (14/6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de tempo severo para o estado. O Inmet prevê tempestades fortes, rajadas de vento fortes e queda de granizo até o final do sábado (15/6).

As áreas mais afetadas devem ser o sul, a campanha, a fronteira oeste e o centro, mas os alagamentos, quedas de galhos e árvores e interrupções no fornecimento estão em risco em todo o estado de energia e danos em plantações.

De acordo com Inmet, a formação de uma frente fria e a atuação de uma baixa pressão, bem como o fluxo de umidade do norte do país, explicam a situação meteorológica.

A Defesa Civil emitiu um alerta severo de chuvas intensas que durará até terça-feira (18/6). A segunda-feira, 17 de junho, causa preocupação especial.

No domingo (16/6), houve chuva acumulada de 40 mm a 70 mm, mas algumas áreas, como o litoral norte, podem ver até 110 mm/dia. Em ambientes mais instáveis, as rajadas de vento podem atingir 70 km/h.

A faixa Norte do estado deve ser impactada por uma frente fria moderadamente estacionária na segunda-feira (17/6). Na Serra Gaúcha e nas proximidades de Santa Catarina, pode haver um acumulado de 150 mm por dia, o que constitui um recorde para o período.

O número de vítimas da catástrofe climática no Rio Grande do Sul subiu para 176, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do estado divulgado nesta sexta-feira (14/6). 39 pessoas continuam desaparecidas. Atualmente, 10,7 mil pessoas estão em abrigos e 422,7 mil foram desalojados. Aproximadamente 478 municípios foram afetados.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...