Dois detentos fugiram do presídio federal de Mossoró (RN). É a primeira fuga de internos de uma penitenciária de segurança máxima, que conta com cinco unidades no país.
Os fugitivos foram identificados como Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Ambos estavam na unidade prisional de segurança máxima desde setembro de 2023. Eles são ligados à facção criminosa Comando Vermelho. As informações são do g1.
A ocorrência foi confirmada pelo governo do Rio Grande do Norte. Os detentos fugiram após pular um alambrado na unidade prisional, segundo agentes que analisaram imagens do local.
A Secretaria de Segurança Pública do RN intensificou as ações nas estradas na divisa com Paraíba e Ceará e também faz voos para auxiliar nas buscas.
Em nota, o órgão afirma que está tomando todas as providências necessárias para a recaptura dos foragidos e a apuração das circunstâncias da fuga.
O Brasil conta com cinco presídios de segurança máxima: em Brasília, Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Catanduvas (SC) e Porto Velho (RO).
Segundo Secretaria Nacional de Políticas Penais, desde a criação, em 2006, o Sistema Penitenciário Federal “é referência de disciplina e procedimento, uma vez que nunca houve fuga, rebelião nem entrada de materiais ilícitos nas unidades penitenciárias, aplicando-se fielmente a Lei de Execuções Penais”.