24.3 C
Manaus
sábado, dezembro 7, 2024
Publicidade
InicioBrasilEleições 2024: Nunes e Boulos disputarão 2° turno em SP

Compartilhar

Eleições 2024: Nunes e Boulos disputarão 2° turno em SP

Os candidatos Ricardo Nunes (MDB) e Guilherme Boulos (Psol) disputarão o segundo turno na eleição para a prefeitura de São Paulo. Com 98,89% das votações concluídas, o prefeito em exercício possuía 29,49% dos votos válidos.

O candidato do Psol obteve 29,05% da preferência dos votantes. Pablo Marçal, ex-treinador e ex-coach, manteve a disputa para o segundo turno indefinida durante a maior parte da contagem, porém, com 28,14% dos votos válidos, não conseguiu avançar na disputa pela prefeitura de São Paulo.

Antes da contagem final, com o resultado eleitoral já estabelecido, Tabata Amaral (PSB) liderava com 9,93%, seguida por José Luiz Datena (PSDB), 1,83%, Marina Helena (Novo), 1,38%, Ricardo Senese (UP), 0,09%, Altino Prazeres (PSTU), 0,05%, e João Pimenta (PCO), 0,02%.

Os dois candidatos que seguem para o segundo turno buscarão agora o apoio das legendas dos derrotados. Além da Federação Psol/Rede, a coligação de Boulos reúne a Federação Brasil da Esperança PT/PCdoB/PV e o PDT. Nunes aglutina, além do próprio partido, PP, PL, PSD, Republicanos, Solidariedade, Podemos, Avante, PRD, Mobiliza e União.

No segundo turno em São Paulo, o eleitorado terá que escolher entre projetos políticos antagônicos: Nunes alinhado à extrema-direita de Jair Bolsonaro (PL) e Boulos à esquerda, com apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Até 27 de outubro, quando os eleitores irão novamente às urnas, os candidatos terão tempo igual de exposição em emissoras de rádio e televisão e também terão oportunidade de confrontar ideias e propostas diretamente. 

O psolista possui mais experiência nesse enfrentamento eleitoral para o Executivo. Apesar de não ter ganhado em 2020, na disputa com Bruno Covas (PSDB), Boulos acumula experiências em campanhas majoritárias, inclusive à Presidência da República em 2018. Na campanha para prefeitura, em 2020, Boulos alcançou pouco mais de 40% dos votos válidos no segundo turno. Em 2022, para deputado federal, ele foi o mais votado no estado, com 1 milhão de votos.

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...