27.3 C
Manaus
domingo, abril 20, 2025
Publicidade
InicioBrasilESPIONAGEM: Abin tentou associar ministros do STF à facções criminosas, diz PF

Compartilhar

ESPIONAGEM: Abin tentou associar ministros do STF à facções criminosas, diz PF

O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi alvo de buscas pela Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (25) como parte da Operação Vigilância Aproximada, que investiga suspeitas de espionagem por meio do software FirstMile. A PF identificou a tentativa da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), durante a gestão de Ramagem, de associar os ministros Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).

Além dos ministros do STF, outros alvos da ação de espionagem teriam sido o ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia e o ministro da Educação, Camilo Santana, na época governador do Ceará. Documentos revelaram a intenção da Abin de vincular os mencionados políticos à organização criminosa PCC. O jantar na casa de Rodrigo Maia, em abril de 2020, e o monitoramento da residência oficial de Camilo Santana foram apontados como exemplos do modus operandi da agência.

A PF já havia identificado, em outubro de 2023, que a Abin realizou 33 mil monitoramentos ilegais durante o governo Bolsonaro, sendo 1,8 mil destinados à espionagem de políticos, jornalistas, advogados, ministros do STF e opositores da gestão presidencial. Alexandre Ramagem, ex-chefe da Abin, foi apontado como o principal alvo das investigações, e a operação desta quinta-feira foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Fonte: CNN Brasil

COLUNISTAS

Siga-nos

LEIA TAMBÉM

Clima esquenta na PM depois que a família do Coronel Menezes passou a mandar na corporação

Circula em grupos de policiais no WhatsApp um texto...

Comerciante que se achava dono da rua teve telhado demolido e material apreendido pela prefeitura

Um telhado construído em cima de uma rua para...